A Historia do Renault 19
A Historia do R19
História do R19

O R-19 é um modelo compacto, amplo e muito confortável, e muito avançado em sua época, desde então, o modelo apresentou uma linha com grandes avanços na aerodinâmica e equipamentos de série que nenhum outro carro de sua mesma categoria ofereceu, pelo preço praticado na época, respeitando as categorias existentes.
HISTÓRIA
Desenho e Criação

O projeto do Renault 19 era fruto do trabalho de desenvolvimento do projeto da Renault com a colaboração do consagrado e famoso designer Giorgio Giugiaro. Basicamente, a intenção do projeto era criar um veículo aerodinâmico e com força mecânica, sempre dentro da linha dos automóveis compactos.
Assim os resultados otimizados no túnel de vento alcançam um arrasto aerodinâmico de 0.31 Cx.
Para enfatizar o avanço do R-19 na época de seu desenvolvimento, temos que ressaltar, por exemplo, a série 1 do BMW de 2004 que apresentou a mesma resistência aerodinâmica, mas desenvolvido dezesseis anos mais tarde.
Os coordenadores da Renault também consideraram a segurança como um fator da importância e incluíram a disponibilidade de proteção de encontro aos impactos laterais e até o air-bag nas últimas versões.
Pretendendo aumentar o número de unidades vendidas o Renault 19 foi projetado com três, quatro e cinco portas. A versão mais comum era a de cinco portas. Mais tarde a versão de quatro portas era distinta da versão cinco portas incorporando um porta-malas maior que o tornava um autêntico sedan, conhecido pelo nome comercial para esta versão de Renault 19 Chamade.
Mais tarde, deu origem a versão de três portas, sendo substituído depois pela ascensão do modelo conversível conhecido como: Renault 19 Cabrio.
Fabricação

Posteriormente foi produzido pela Renault em Santa Isabel, Cordova (Argentina) onde foi produzido até 1999.
Para satisfazer os desejos de todos os seus clientes foi produzido em quatro modelos básicos, o que diferenciava entre eles, eram os equipamentos opcionais. Esses quatro modelos foram motorizados com 11 tipos diferentes de motores, para atingir um maior número possível de clientes, no mercado automobilístico.
Prêmios e Reconhecimentos

Mudança da Versão
Em 1992, o Renault 19 fase II do projeto, foi introduzido no mercado. Uma versão adaptada aos novos tempos, com um novo desenho (design) e com novos motores (os motores recebem a injeção eletrônica). A fase II é distinguida visualmente da original pelas linhas arredondadas, por novos faróis e lanternas e por um novo painel redesenhado. Os demais elementos também sofreram mudanças tecnológicas.
Em 1995 é apresentado o sucessor, o modelo conhecido como Renault Mégane.
Modelos
O que diferenciava o R-19 de outros automóveis de sua mesma categoria foi a variedade de modelos, que tiveram como base as três versões como origem.
Fase I
• TR (1.4 cc, 60 CV)
• TS (1.4 cc, 80 CV)
• TD (Diesel, 1.9 cc, 65 CV, 70 CV sem o ar condicionado)
• GTR (1.4 cc, 60 CV)
• GTS (1.4 cc, 80 CV)
• GTX (1.7 cc, 93 CV)
• GTD (Diesel, 1.9 cc, 65 CV)
• TSE (1.4 cc, 80 CV)
• TXE (1.7 cc, 92 CV)
• TXI (1.7 cc, 107 CV)
• TDE (Diesel, 1.9 cc, 65 CV)
• TDX (Diesel, 1.9, 93 CV)
• 16V (1.8 cc, 140 CV)
• TS (1.4 cc, 80 CV)
• TD (Diesel, 1.9 cc, 65 CV, 70 CV sem o ar condicionado)
• GTR (1.4 cc, 60 CV)
• GTS (1.4 cc, 80 CV)
• GTX (1.7 cc, 93 CV)
• GTD (Diesel, 1.9 cc, 65 CV)
• TSE (1.4 cc, 80 CV)
• TXE (1.7 cc, 92 CV)
• TXI (1.7 cc, 107 CV)
• TDE (Diesel, 1.9 cc, 65 CV)
• TDX (Diesel, 1.9, 93 CV)
• 16V (1.8 cc, 140 CV)
Fase II
• RL 1.4 (1.4 cc, 75 CV)
• RL 1.4eco
• RL 1.9D (Diesel, 1.9 cc, 65 CV)
• RN 1.4 (1.4 cc, 75 CV)
• RN 1.4eco (1.4 cc, 75 CV)
• RN 1.6(1.6 cc)
• RN 1.8 (1.8 cc, 95 CV)
• RN 1.9D (Diesel, 1.9 cc, 65 CV)
• RN 1.9dT (Diesel, 1.9 cc, 93 CV)
• RT 1.8 (1.8 cc, 95 CV)
• RT 1.8s (1.8 cc, 95 CV)
• RT 1.8i (1.8 cc, 107 CV)
• RT 1.9D (Diesel, 1.9 cc, 65 CV)
• RT 1.9dT (Diesel, 1.9 cc, 93 CV)
• RTI 1.8i (1.8 cc, 113 CV)
• 16V (16s – 137 CV)
• RE (1.6 cc, 78 CV a 5.000 RPM)
• RL 1.4eco
• RL 1.9D (Diesel, 1.9 cc, 65 CV)
• RN 1.4 (1.4 cc, 75 CV)
• RN 1.4eco (1.4 cc, 75 CV)
• RN 1.6(1.6 cc)
• RN 1.8 (1.8 cc, 95 CV)
• RN 1.9D (Diesel, 1.9 cc, 65 CV)
• RN 1.9dT (Diesel, 1.9 cc, 93 CV)
• RT 1.8 (1.8 cc, 95 CV)
• RT 1.8s (1.8 cc, 95 CV)
• RT 1.8i (1.8 cc, 107 CV)
• RT 1.9D (Diesel, 1.9 cc, 65 CV)
• RT 1.9dT (Diesel, 1.9 cc, 93 CV)
• RTI 1.8i (1.8 cc, 113 CV)
• 16V (16s – 137 CV)
• RE (1.6 cc, 78 CV a 5.000 RPM)
Fonte: Pesquisa realizada na Internet
(renault19brasil@hotmail.com)
Creditos de autoria :
A historia do Renault 19
Renault 19
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Renault 19 | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
![]() | |||||||
Visão Global | |||||||
Produção | Fase I 1988–1994 Fase II 1994–1998 | ||||||
Fabricante | Renault | ||||||
Modelo | |||||||
Classe | Compacto | ||||||
Carroceria | Hatch 3 e 5 portas Sedan "Chamade" 4 portas Cabriolet | ||||||
Designer | Giorgetto Giugiaro Karmann (Cabriolet) | ||||||
Ficha técnica | |||||||
Motor | 4 cilindros em linha
| ||||||
Transmissão | Automática 4 velocidades Manual 5 velocidades | ||||||
Layout | Frente | ||||||
Modelos relacionados | Renault Mégane I Alfa Romeo 145 Chevrolet Kadett / Opel Kadett Opel Astra Fiat Tipo / Tempra Nissan Almera Mazda 323 Honda Concerto Honda Civic Ford Escort / Orion Mk V Peugeot 309 Fase II Peugeot 306 Rover 200 Toyota Corolla Citroën ZX Volkswagen Golf III / Volkswagen Vento Volvo 440 Volvo 460 | ||||||
Dimensões | |||||||
Comprimento | 4156-4248 mm | ||||||
Largura | 1694 mm | ||||||
Altura | 1412 mm | ||||||
Peso | 975-1175 kg | ||||||
Cronologia | |||||||
|
Renault 19 é um automóvel compacto da Renault, produzido na fábricas de Valladolid (Espanha), Haren-Vilvoorde(Bélgica), Douai (França), para o mercado europeu entre 1988 e 1996, e na fábrica de Córdoba (Argentina) eEnvigado (Colômbia) de 1994 até 1998 para o mercado sul-americano. O 19 foi o último modelo da Renault a ser nomeado com números. Foi produzido com potências de 60 até 140 cv.
Motorizações[editar | editar código-fonte]
- Gasolina
- 1.2 8v - 60 hp/cv
- 1.4 8v - 65/70 hp/cv
- 1.4e 8v - 80 hp/cv
- 1.6 8v - 75 hp/cv
- 1.6i 8v - 80 hp/cv
- 1.7 8v - 92 hp/cv
- 1.7ie 8v - 107 hp/cv
- 1.8 8v - 95 hp/cv
- 1.8ie 8v - 115 hp/cv
- 1.8 16v - 140/137 hp/cv
- Diesel
1.9 8v - 65/70 hp/cv
1.9 8v Turbo - 95/100 hp/cv
1.9 8v Turbo - 95/100 hp/cv
Modelos[editar | editar código-fonte]
1988-1992[editar | editar código-fonte]
- TR 1.2 55 / 1.4 65
- TS 1.4e 80
- TD 1.9 d 65
- GTR 1.4 65
- GTS 1.4e 80
- GTX 1.7 92
- GTD 1.9 d 65
- TurboD 1.9 dT 95
- TSE 1.4e 80
- TXE 1.7 92 / 1.8 95
- TXI 1.7ie 107
- 16S 1.8 16v 140
- TDE 1.9 d
- TurboDX 1.9 dT 95
1992-2000[editar | editar código-fonte]
- RL / Europa 1.4 65
- RL / Europa 1.4e 80
- RL / Europa 1.9 d 65/70
- RN / Storia / Latitude 1.4 65
- RN / Storia / Latitude 1.4e 80
- RN / Storia / Latitude 1.6 75
- RNi / Storia / Latitude 1.6i 80
- RN / Storia / Latitude 1.7 92
- RN / Storia / Latitude 1.8 95
- RN / Storia / Latitude 1.9 d 65/70
- RN / Storia / Latitude 1.9 dT 95 / 1.9 dTi 100
- RT / Alizé 1.4e 80
- RT / Alizé 1.7 92
- RT / Alizé 1.8 95
- RT / Alizé 1.8ie 115
- RT / Alizé 1.9 d 70
- RT / Alizé 1.9 dT 95 / 1.9 dTi 100
- RTi 1.8 16v 140/147
- RSi (Cabriolet) 1.8ie 115
- 16S 1.8 16v 140/137
- Baccara 1.8 95
- Baccara 1.8ie 115
Comentários
Postar um comentário
O Grupo Renault 19 Brasil , agradece a sua visita e seu comentario . conheça nos no facebook