A Historia do Renault 19

A Historia do R19

História do R19

Renault 19 conhecido popularmente como R-19, é um automóvel do segmento C produzido pela Renault entre anos 1988 e 1994 em Valladolid (Espanha) para o mercado europeu e fabricado em Cordova (Argentina) até 1999 para o mercado do sul-americano.
O R-19 é um modelo compacto, amplo e muito confortável, e muito avançado em sua época, desde então, o modelo apresentou uma linha com grandes avanços na aerodinâmica e equipamentos de série que nenhum outro carro de sua mesma categoria ofereceu, pelo preço praticado na época, respeitando as categorias existentes.

HISTÓRIA

Desenho e Criação

Renault 19 é o resultado do programa de desenvolvimento denominado X53 para criar um veículo do segmento C. O desenvolvimento do R-19 começou em novembro de 1984 e em Julho de 1985 foi finalizado a parte mecânica. Até abril de 1986 trabalharam nos interiores e o R-19 foi incorporado na linha de produção. Em maio de 1988, já havia mais de 7.5 milhão quilômetros de testes, para concretizar e confirmar a tecnologia, a confiabilidade e a durabilidade do veículo.
O projeto do Renault 19 era fruto do trabalho de desenvolvimento do projeto da Renault com a colaboração do consagrado e famoso designer Giorgio Giugiaro. Basicamente, a intenção do projeto era criar um veículo aerodinâmico e com força mecânica, sempre dentro da linha dos automóveis compactos.
Assim os resultados otimizados no túnel de vento alcançam um arrasto aerodinâmico de 0.31 Cx.
Para enfatizar o avanço do R-19 na época de seu desenvolvimento, temos que ressaltar, por exemplo, a série 1 do BMW de 2004 que apresentou a mesma resistência aerodinâmica, mas desenvolvido dezesseis anos mais tarde.
Os coordenadores da Renault também consideraram a segurança como um fator da importância e incluíram a disponibilidade de proteção de encontro aos impactos laterais e até o air-bag nas últimas versões.
Pretendendo aumentar o número de unidades vendidas o Renault 19 foi projetado com três, quatro e cinco portas. A versão mais comum era a de cinco portas. Mais tarde a versão de quatro portas era distinta da versão cinco portas incorporando um porta-malas maior que o tornava um autêntico sedan, conhecido pelo nome comercial para esta versão de Renault 19 Chamade.
Mais tarde, deu origem a versão de três portas, sendo substituído depois pela ascensão do modelo conversível conhecido como: Renault 19 Cabrio.

Fabricação

O Renault 19 foi produzido nas fábricas da Renault em Douai e em Maubeuge (França) e em Valladolid (Espanha) assim como em Setubal (Portugal).
Posteriormente foi produzido pela Renault em Santa Isabel, Cordova (Argentina) onde foi produzido até 1999.
Para satisfazer os desejos de todos os seus clientes foi produzido em quatro modelos básicos, o que diferenciava entre eles, eram os equipamentos opcionais. Esses quatro modelos foram motorizados com 11 tipos diferentes de motores, para atingir um maior número possível de clientes, no mercado automobilístico.

Prêmios e Reconhecimentos

Na Espanha, o Renault 19 é escolhido em 1989 como o “carro do ano” e também na Alemanha, no mesmo ano, ele é eleito como o “melhor dos automóveis importados”. Na Argentina, foi eleito “carro do ano” em 1993.

Mudança da Versão

Em 1992, o Renault 19 fase II do projeto, foi introduzido no mercado. Uma versão adaptada aos novos tempos, com um novo desenho (design) e com novos motores (os motores recebem a injeção eletrônica). A fase II é distinguida visualmente da original pelas linhas arredondadas, por novos faróis e lanternas e por um novo painel redesenhado. Os demais elementos também sofreram mudanças tecnológicas.
Em 1995 é apresentado o sucessor, o modelo conhecido como Renault Mégane.

Modelos

O que diferenciava o R-19 de outros automóveis de sua mesma categoria foi a variedade de modelos, que tiveram como base as três versões como origem.

Fase I

•    TR (1.4 cc, 60 CV)
•    TS (1.4 cc, 80 CV)
•    TD (Diesel, 1.9 cc, 65 CV, 70 CV sem o ar condicionado)
•    GTR (1.4 cc, 60 CV)
•    GTS (1.4 cc, 80 CV)
•    GTX (1.7 cc, 93 CV)
•    GTD (Diesel, 1.9 cc, 65 CV)
•    TSE (1.4 cc, 80 CV)
•    TXE (1.7 cc, 92 CV)
•    TXI (1.7 cc, 107 CV)
•    TDE (Diesel, 1.9 cc, 65 CV)
•    TDX (Diesel, 1.9, 93 CV)
•    16V (1.8 cc, 140 CV)

Fase II

•    RL 1.4 (1.4 cc, 75 CV)
•    RL 1.4eco
•    RL 1.9D (Diesel, 1.9 cc, 65 CV)
•    RN 1.4 (1.4 cc, 75 CV)
•    RN 1.4eco (1.4 cc, 75 CV)
•    RN 1.6(1.6 cc)
•    RN 1.8 (1.8 cc, 95 CV)
•    RN 1.9D (Diesel, 1.9 cc, 65 CV)
•    RN 1.9dT (Diesel, 1.9 cc, 93 CV)
•    RT 1.8 (1.8 cc, 95 CV)
•    RT 1.8s (1.8 cc, 95 CV)
•    RT 1.8i (1.8 cc, 107 CV)
•    RT 1.9D (Diesel, 1.9 cc, 65 CV)
•    RT 1.9dT (Diesel, 1.9 cc, 93 CV)
•    RTI 1.8i (1.8 cc, 113 CV)
•    16V (16s – 137 CV)
•    RE (1.6 cc, 78 CV a 5.000 RPM)
Fonte: Pesquisa realizada na Internet
(renault19brasil@hotmail.com)

Creditos de autoria :

A historia do Renault 19

Renault 19

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Renault 19
Renault19grey.JPG
Renault 19 rear 20080108.jpg
R19 A.JPG
Renault19cab.JPG
Visão Global
ProduçãoFase I 19881994
Fase II 19941998
FabricanteRenault
Modelo
ClasseCompacto
CarroceriaHatch 3 e 5 portas
Sedan "Chamade" 4 portas
Cabriolet
DesignerGiorgetto Giugiaro
Karmann (Cabriolet)
Ficha técnica
Motor4 cilindros em linha
  • a gasolina: 1.2L "c"; 1.4L "c"; 1.4L "e"; 1.6L; 1.6L i; 1.7L; 1.7L ie; 1.8L; 1.8L ie; 1.8L 16v
  • a diesel: 1.9L (atmo e turbo)
TransmissãoAutomática 4 velocidades
Manual 5 velocidades
LayoutFrente
Modelos relacionadosRenault Mégane I
Alfa Romeo 145
Chevrolet Kadett / Opel Kadett
Opel Astra
Fiat Tipo / Tempra
Nissan Almera
Mazda 323
Honda Concerto
Honda Civic
Ford Escort / Orion Mk V
Peugeot 309 Fase II
Peugeot 306
Rover 200
Toyota Corolla
Citroën ZX
Volkswagen Golf III / Volkswagen Vento
Volvo 440
Volvo 460
Dimensões
Comprimento4156-4248 mm
Largura1694 mm
Altura1412 mm
Peso975-1175 kg
Cronologia
Último
Último
Renault 9 e 11
Renault Mégane
Próximo
Próximo
Renault 19 é um automóvel compacto da Renault, produzido na fábricas de Valladolid (Espanha), Haren-Vilvoorde(Bélgica), Douai (França), para o mercado europeu entre 1988 e 1996, e na fábrica de Córdoba (Argentina) eEnvigado (Colômbia) de 1994 até 1998 para o mercado sul-americano. O 19 foi o último modelo da Renault a ser nomeado com números. Foi produzido com potências de 60 até 140 cv.

Motorizações[editar | editar código-fonte]

  • Gasolina
    • 1.2 8v - 60 hp/cv
    • 1.4 8v - 65/70 hp/cv
    • 1.4e 8v - 80 hp/cv
    • 1.6 8v - 75 hp/cv
    • 1.6i 8v - 80 hp/cv
    • 1.7 8v - 92 hp/cv
    • 1.7ie 8v - 107 hp/cv
    • 1.8 8v - 95 hp/cv
    • 1.8ie 8v - 115 hp/cv
    • 1.8 16v - 140/137 hp/cv
  • Diesel
1.9 8v - 65/70 hp/cv
1.9 8v Turbo - 95/100 hp/cv

Modelos[editar | editar código-fonte]

1988-1992[editar | editar código-fonte]

  • TR 1.2 55 / 1.4 65
  • TS 1.4e 80
  • TD 1.9 d 65
  • GTR 1.4 65
  • GTS 1.4e 80
  • GTX 1.7 92
  • GTD 1.9 d 65
  • TurboD 1.9 dT 95
  • TSE 1.4e 80
  • TXE 1.7 92 / 1.8 95
  • TXI 1.7ie 107
  • 16S 1.8 16v 140
  • TDE 1.9 d
  • TurboDX 1.9 dT 95

1992-2000[editar | editar código-fonte]

  • RL / Europa 1.4 65
  • RL / Europa 1.4e 80
  • RL / Europa 1.9 d 65/70
  • RN / Storia / Latitude 1.4 65
  • RN / Storia / Latitude 1.4e 80
  • RN / Storia / Latitude 1.6 75
  • RNi / Storia / Latitude 1.6i 80
  • RN / Storia / Latitude 1.7 92
  • RN / Storia / Latitude 1.8 95
  • RN / Storia / Latitude 1.9 d 65/70
  • RN / Storia / Latitude 1.9 dT 95 / 1.9 dTi 100
  • RT / Alizé 1.4e 80
  • RT / Alizé 1.7 92
  • RT / Alizé 1.8 95
  • RT / Alizé 1.8ie 115
  • RT / Alizé 1.9 d 70
  • RT / Alizé 1.9 dT 95 / 1.9 dTi 100
  • RTi 1.8 16v 140/147
  • RSi (Cabriolet) 1.8ie 115
  • 16S 1.8 16v 140/137
  • Baccara 1.8 95
  • Baccara 1.8ie 115

Comentários

Postagens mais visitadas