Como Ajustar a Altura da Suspensão Traseira

Ajustar a altura da suspensão traseira nos Renault é muito fácil. O sistema do R19 é composto de 2 barras de torção que fazem o papel das molas helicoidais.
Essas barras podem e devem ser removidas para o ajuste de altura. Caso for utilizar gás G.N.V em seu veículo é importante ajustar mais alto para compensar a perda de altura pelo peso do cilindro. Se o veículo foi rebaixado, podemos levantar a posição original.
Este tutorial se aplica a todos os Renault 19 que o sistema seja composto de “2 barras de torção”. Não serve para os modelos que utilizam 4 barras.
O primeiro passo é se fabricar a ferramenta para extrair as barras. Para isso precisamos sair e comprar os seguintes itens:
  •  Vareta com rosca de 10cm; porca;
  • Uma porca;
  • Duas arruelas bem grandes;
  • Um pedaço de tubo de diâmetro 40mm aproximadamente.
 Montem a ferramenta como vêem na foto:
Podemos utilizar uma ponta hexagonal de 30mm, a que se utiliza para tirar a porca central das rodas.
Comecemos levantando a traseira do veículo, de ambos os lados e colocando os suportes por baixo. Tirem as tampas de plástico que protegem as barras, como mostra a figura abaixo:
Utilizar bastante WD-40 para afrouxar um pouco.
Agora devem medir. Podem medir entre a lataria e o centro da roda:
Na foto a altura foi de 42cm.
Enrosquen a ferramenta no centro da barra. Se quiserem podem fazer uma marca à vareta rosqueada para poder medir o quanto foi rosqueado e realizar o mesmo procedimento na outra barra.

Antes de começar a extrair a barra, caso ainda não tenha colocado o suporte, faça agora por questões de segurança e levantem-no apenas uns milímetros, para que quando retirarem a barra o braço se mantenha em seu lugar. Fazendo isto, a barra irá sair facilmente.

Agora ajuste a porca até extrair a barra.
 
Se têm bastante espaço, recomendo-lhes que retirem as barras por completo, limpem o ferrugem se houver e depois lubrifiquem com graxa. Desta forma, a próxima vez que forem mexer e reajustar a altura vai ser mais fácil.
Já estamos prontos para lhe dar a nova altura. Lamentavelmente o sistema não é muito preciso…. assim o melhor a ser feito é ir medindo e contando catraca por catraca. Aproximadamente cada catraca representa 3cm de variação quando o veículo esta apoiado no chão e 1cm se estiver com as rodas penduradas.
Se quiserem levantar a parte traseira porque colocarão G.N.V, comecem a baixar o o sistema muito lentamente. À medida que vão baixando, vão colocando a barra. Vão sentir como que golpeia e não calça. Sigam assim, baixando e tratando de que a barra entre. Vai chegar um ponto em que a barra entra perfeitamente. Se querem baixar a altura traseira, têm que fazer o mesmo mas ao invés de baixar o sistema deverão levantá-lo.
Uma vez que a barra entrou, terminem da colocar com um martelo de borracha ou um martelo tradicional. Meça agora a que altura ficou, a partir da lataria ao centro da roda. Por exemplo, originalmente media 42cm, e depois de baixar uma catraca passou a 41cm. Quando apoiar o veículo no chão novamente, esse centímetro de diferença se multiplicará por 3 (três).
Repitam a mesma operação do outro lado. O ideal é que a altura fique idêntica de ambos os lados. Se não ocorrer, é preferível que fique mais alto o lado esquerdo (lado do condutor). Se a diferença for maior do que 1cm, as barras não estão colocadas de forma adequadas e casual, assim sendo, teremos que retirar uma das barras para corrigir a diferença.
Isso é tudo, desçam o veículo ao chão, coloquem as tampas de plástico nas barras e saiam com o veículo a rua para provar. Se não gostarem da altura, agora o trabalho de retirar as barras será muito mas fácil graças a lubrificação efetuada no meio da operação.

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