Como Desmontar o Painel de Instrumentos
Desmontando o Painel de instrumentos
Retirando o volante, cabo do velocímetro, troca de lâmpadas do painel, comandos de luzes e ajustes gerais.
Neste tutorial apresentaremos várias coisas relacionadas com o painel e os instrumentos do Renault 19. Também poderão aprender a trocar o volante do veículo (sozinho nos modelos sem AIR-BAG), ou também a trocar a chave de seta de comando das luzes ou do limpador de pára-brisa, o comando de controle satélite da rádio, ou qualquer outra coisa que antes você nem conhecia.
Quando é necessário desmontar o painel de instrumentos?
- Quando se queimaram lâmpadas,
- Quando o velocímetro do veículo apresenta problemas,
- Algum erro nos ponteiros (marcadores),
- Ou quando queremos aprender, modificar e etc.
Quais materiais serão necessário?
Tudo depende de qual reparo iremos realizar, mas em geral iremos precisar de:
- Chave 21mm para tirar o volante;
- Chaves com ponta Torx-20 e Torx-10 para desmontar o painel;
- Cabo do Velocímetro;
- 3mts de arame ou barbante grosso (para passar o cabo);
- Lâmpadas para o painel de instrumentos (12v 1,2w);
- Demais coisas, como trapos e pincéis para limpar um pouco, alguma chave de fenda ou qualquer outro material que dispor.
Para começar, antes de tudo devemos retirar a porca que prende o volante (somente nos modelos sem AIR-BAG). É um serviço fácil e rápido e nos dá muito mais espaço para trabalhar. Primeiro retira-se a proteção de borracha que dá um acabamento estático ao volante.
Depois com a chave de 21mm retirar a porca. Já retirada, marcar com Liquid Paper ou qualquer outro marcador de sua preferência a posição na qual se encontra o volante, para quando for recolocar ele fique certinho e não perca o alinhamento anterior. Se por acaso o volante já estava desalinhado com as rodas, é um bom momento para corrigi-lo!!. Feito isso, faça um pouco de força até que o volante afrouxe e o retire.
Depois devemos tirar as duas proteções pretas de plástico que cobrem a chave de seta e a chave que aciona o limpa pára-brisa.
Se o seu objetivo neste tutorial é trocar a chave de seta ou a alavanca que aciona o limpador de pára-brisa, essa é a hora.
Se olharmos por baixo, iremos notar que estão presos por dois parafusos T-20, retirá-los, logo desconectar as conexões e substituí-los por um novo.
Caso você procure trocar também o velocímetro, continue seguindo o tutorial.
A tampa esta presa por 3 parafusos T-20, para retirarmos um deles devemos mexer na alavanca de ajuste de altura do volante. Aqui na foto podem ver o cabo do velocímetro que vai conectado no painel de instrumentos. Siga-o com a mão até onde ele se conecta com os instrumentos. Pressione com cuidado umas “travinhas” existentes na fixação dele e retire-o.
Como estamos trocando agora o velocímetro, devemos abrir o capô e localizar o cabo. Retire por completa essa caixa preta, onde o filtro de ar fica, senão ficará difícil acessar o local adequado. Seguir o cabo até onde se conecta com a caixa de câmbio (ao lado de onde esta o motor de partida ou como é mais conhecido “motor de arranque”). Uma vez localizada a ponta do cabo, pressionar as travinhas existentes na extremidade e retira-la.
Agora, amarre o arame ou o barbante na ponta e puxe-o para retira-lo e jogarmos ele fora ou recuperarmos caso ainda dê para recuperar. Mas lembre-se é importante que na outra ponta que está no interior do veículo você amarrar um outro pedaço de arama ou barbante no novo cabo para conforme for retirando o velho vá entrando no lugar do antigo o novo.
Caso as travinhas que fixação estejam quebradas ou frouxas, é preciso verificar a posssibilidade de troca-las.
Segue a foto ilustrando os passos anteriores, deve-se colocar com pressão no novo cabo do velocímetro.
Conecte o novo cabo e pronto. Pronto, mais uma etapa foi cumprida!
Foto do Velocímetro – RN / RT
Preço médio – R$65,00
Agora seguiremos com o painel de instrumentos.
Qualquer reparo naquele local, devemos retirar o painel de instrumentos. Observando-o desde abaixo da coluna de direção, ainda podemos ver 2 parafusos T-20 presos ao painel de instrumentos, devemos retira-los. Depois, olhando o painel de instrumentos de frente, podemos ver dois parafusos mas que prendem à tampa superior. Tirá-los e e retirar essa tampa.
Retirada essa tampa, vamos notar outros dois pequenos parafusos de T-10. Tirá-los e por fim o painel de instrumentos fica solto.
Com cuidado e jeito coloquem suas mãos por trás do painel de instrumentos afim de desligar todos os conectores, e se ainda não desligaram o cabo do velocímetro, vão ter que o fazer agora.
Agora retirado o painel de instrumentos e com ele em suas mãos, podem ver os locais dos quais se encontram as lâmpadinhas, para retira-las gire-as ¼ de volta e as retire, substituindo logo em seguida pela nova.
Se quisserem, podem retirar a proteção que cobre-as, simplesmente façam uma alavanca com uma chave de fenda pequena e fininhas com muito cuidado em todas as travinhas que tem em sua parte traseira até liberar essa proteção.
Cada instrumento pode-se retirar em forma individual, podem ver por trás deles uns circuitos impressos que servem para a calibração (regulagem de ajuste). Ter cuidado com as agulhas e as bobinas, já que são muito delicadas.
Também podem substituir os adesivos com as inscrições de velocidade, temperatura, nível de combustível, pressão do óleo e RPM por outros adesivos de cor branca, violeta, azul, vermelho ou qualquer outra cor. Se preferirem podem substituir os originais por outros da mesma cor para dar uma revitalizada no visual. Segue um exemplo na cor branca:
Caso procurem calibrar e ajustar os marcadores, recomendamos levar em alguma empresa especializada ou na própria rede autorizada do fabricante do painel de instrumentos para tal serviço. Depois de pronto, vocês podem recolocá-lo.
Uma vez que terminaram com tudo, conectem o painel de instrumentos novamente, mas antes de colocar, virem a chave de ignição e verifiquem o funcionamento de todos os instrumentos e luzes indicadoras.
Pode-se também lavar a proteção de plástico do painel de instrumentos ou trocar caso esteja riscada, trinca ou quebrada.
E se encerra aqui o tutorial. Esperamos que tenham gostado!
Creditos e Autoria: R19Club
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