Como corrigir os problemas elétricos do ar condicionado

Esta é uma explicação muito breve e com poucos detalhes para aqueles que andavam tendo problemas elétricos com o ar condicionado.
Tudo isso que vêem na foto se encontra ao lado de onde esta a bateria, para ter acesso têm que retirar a proteção e depois a bateria.
Vale lembrar que toda vez que retiramos a bateria o carro depois ficará com sua centralina confusa, ele irá necessitar de alguns minutos e uma voltinha para que tudo volte a funcionar de forma correta. Fique tranqüilo isso é normal e o próprio carro se ajusta.
Este é o relê do ar condicionado, o qual conecta e desliga o compressor, e também uma “caixa mágica” que é a encarregada de controlar mediante um termostato, que não se forme gelo no evaporador.
Ali vão encontrar-se com uma caixa preta, a qual se abre facilmente por meio de uns clipes.
São três clipes nesta caixa: um se pode desligar mesmo na caixa, outro se manda por atrás, e o terceiro vai para o termostato, e se pode desligar desde o mesmo sensor.
Falhas que pode gerar este circuito: Impedir que funcione o ar condicionado.
Possíveis causas: O relé ou a “caixa mágica”.
Como podem observar na foto, para conseguir acesso a essa zona há que desmontar um painel de chapa. Saca-se bastante fácil, esta sujeito por 5 parafusos de 10mm. Obviamente dever-se retirar a proteção do lado direito também.
Essa enorme caixa negra que podem ver, contém ao evaporador, e em seu extremo direito se encontra o ventilador circulador de ar.
Na foto podem ver uma placa, que como era de esperar, é marca Valeo. Essa peça é a encarregada de controlar o ventilador circulador de ar.
Tirar o conector, e depois os dois parafusosphilips que o seguram. Retire-o para fora.
Aqui podemos ver a placa já desmontada. Podemos desconectá-la com cuidado para revisá-la, verificar seus componentes eletrônicos, e se for preciso, consertá-la. Mas aí é preciso conhecimento técnico, neste caso procure auxílio de um auto elétrico.
O que fazemos que podemos prejudicar essa placa: Deixar o ventilador funcionando em sua máxima velocidade, de forma permanente, ou quando se liga o ventilador colocando diretamente na velocidade máxima. O recomendado é usar na velocidade média.
Possíveis causas da queima: Se deixar o ventilador no máximo em forma permanente, são os transistores queimados; se apenas se usa às vezes na velocidade máxima é um relê da placa que fica colado (defeituoso). Na maioria das vezes a troca do relê já ajuda, mas pode sim, queimar a placa e necessitar de reparo ou a substituição da mesma.
Esperamos que este pequeno tutorial ajude a todos!
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Comentários

  1. boa noite, tem como conseguir o esquema elétrico do r19 rn 1995 1.6 8v 2 portas?

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    Respostas
    1. Uma opção para catalogo eletronico de peças ...Esquema eletrico nao utilizo somente Dialogys.
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-724728759-dialogys-2017-renault-software-catalogo-eletr-de-pecas-_JM

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